PAINEL PESQUISAS E PREDIÇÕES

A pandemia causada pelo vírus COVID-19 deu início a uma crise sanitária, econômica, política e social que tende a se aprofundar. A compreensão do seu comportamento no nordeste, seja para informar à sociedade, bem como prover de informação entes públicos para tomada decisão no combate aos desafios postos são  missões dos Institutos de Pesquisa neste momento, que exigem uma velocidade inédita.

A correta identificação dos remédios necessários, dos indutores econômicos e sociais urgentes – e, claro, em que medida/dosagem devem ser aplicados – dependem da predição do número de infectados atual e futuro. Sabe-se que ainda não há confirmação científica quanto ao comportamento biológico do vírus sob o clima baiano e nordestino, dentro de suas particularidades. Apesar deste comportamento orgânico ainda não completamente conhecido em terras tropicais, é possível traçar cenários sobre a evolução da doença utilizando os dados dos eventos ocorridos em outros países para antever os possíveis cenários que se avizinham. Diante do desafio de predizer o avanço da COVID-19 no Nordeste, a SEI abre seu espaço colaborativo através deste Painel de Predição, com o intuito de trocar saberes sobre a construção metodológica de modelos preditivos relativos ao avanço da doença – fortalecendo o conhecimento da comunidade científica sobre o tema.

Todos podem participar. Enviem suas contribuições.

COLABOREM!

COLABORAÇÕES

Estudo da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) apresenta os resultados de um trabalho que teve por objetivo estimar os casos subnotificados de portadores da Covid-19 nos estados brasileiros e municípios baianos. As informações correspondem ao período de 26 de fevereiro (quando foi confirmado o primeiro caso no Brasil) a 09 de julho. Confira abaixo.

Denilson Lima, economista e Coordenador da Pesquisa de Preços ao Consumidor da SEI, aborda neste vídeo a discussão acerca dos preços dos combustíveis, o razoável questionamento por parte dos consumidores que percebem que a redução não ocorre, em termos reais, na mesma magnitude do que é anunciado pela Petrobras – detentora das principais refinarias – bem como o comportamento e as ações dos principais países produtores de petróleo para fazer frente à Pandemia da Covid-19

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), com o apoio da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan-Ba) realizou através da Pesquisa de Confiança do Empresariado Baiano (Pesquisa ICEB), do final de maio ao início de junho, uma nova sondagem denominada Suplemento ICEB: Covid-19. Essa pesquisa teve o intuito de captar as principais percepções do agrupamento produtivo baiano diante do cenário de pandemia. Confira os resultados na publicação abaixo.

INFORMAÇÕES REGIONAIS SOBRE A EXPANSÃO DA COVID-19

Documentos Técnicos